I Encontro de Selos de Música Experimental

ESME é um encontro sobre a economia criativa de selos e coletivos de música experimental que conta com debate, oficinas, laboratório criativo, feira e shows. Músicos, compositores, programadores, pesquisadores e curiosos se reuniram em Salvador-BA, entre 24 e 27 de outubro de 2018, para trocar experiências e compartilhar práticas relativas à cadeia de produção, divulgação e distribuição de música experimental independente no Brasil. No evento foi lançada a versão beta do aplicativo ESMERIL, um reprodutor de músicas expandido que possibilita ao usuário escutar composições existentes e também interagir com essas composições alterando parâmetros de reprodução. O projeto é uma atividade de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBa) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

No ESME fui responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Esmeril (em breve lançamos a documentação) e pela coordenação do laboratório criativo, onde foram produzidas 15 cenas musicais com artistas dos coletivos Al Revés (SP), DUNA/Plataforma LARGO (BA), Estranhas Ocupações (PE), Fronha Records (RJ), Jabuticaba Records (BA), Medula (RS), Miniestéreo da Contracultura (DF), Música Insólita (MG), Muziek Mutantti (BA), Noise Invade (BA), Novos Cachoeiranos (BA), Sattvaland Records (BA), Sê-lo! Netlabel (BA), Seminal Records (RJ) e Sonatório (BA). As cenas serão distribuídas gratuitamente através do aplicativo Esmeril, que será lançado em janeiro de 2019 no Digitalia – Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital.

Site: http://esmeril.ufba.br 

No encerramento do encontro foram realizadas duas noites de shows com os artistas representantes dos selos e coletivos convidados e houve o pré-lançamento do Esmeril, utilizado em diversos shows.  Realizei uma performance ao lado de Yuri Brusky (Estranhas Ocupações/PE) e Eré (Sattvaland Recs/BA) e participei da Feira de Selos e Coletivos de Música Independente, apresentando o Esmeril. As atividades foram realizadas na Casa Preta Espaço Cultura, em Salvador/BA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: