[ARRAST_VJ]

[ARRAST_VJ] é um software livre para criação audiovisual que possibilita a manipulação em tempo real de clipes de vídeo (com áudio), imagens e câmeras, e também a criação de composições interativas, que podem ser armazenadas, reproduzidas e exportadas. Inclui módulo de aplicação de efeitos, recursos de mixagem (modo MIX) e mapeamento 2D (modo MAP), além de uma interface de comunicação OSC para integração com outros softwares e hardwares, tudo em uma plataforma de código aberto. Desenvolvido em Pure Data, é compatível com os principais sistemas operacionais.

Desenvolvi o [ARRAST_VJ] inicialmente no contexto do projeto Arrastão Visual (2015), que ofereceu oficinas de formação em produção audiovisual e videomapping em escolas públicas de ensino médio em Salvador. O software foi criado com a finalidade de ser uma ferramenta útil para profissionais, porém simples, leve em processamento e bem apresentado para utilização em contextos didáticos variados. A primeira versão funcionava apenas em sistemas operacionais GNU/Linux, e possibilitava a manipulação de conteúdos de vídeo em tempo real, através de recursos de mixagem (modo VJ) e mapeamento 2D (modo MAPPING), além da aplicação de efeitos visuais. A ferramenta foi testada extensivamente durante a execução do projeto Arrastão Visual e em várias outras oportunidades, e se mostrou bastante estável e de fácil compreensão e utilização.

A partir dessa versão inicial, em 2017 foi realizado um novo ciclo de desenvolvimento, documentação e divulgação do [ARRAST_VJ], expandindo suas funcionalidades para um sistema completo de composição e performance audiovisual, que agora também roda nos sistemas operacionais MacOS e Windows, além do GNU/Linux. Os principais recursos implementados na nova versão são: engrenagem de áudio que permite a manipulação sonora em sincronia com o conteúdo de vídeo, recurso que abre um novo universo de possibilidades artísticas e narrativas; módulo de automação de controles através de uma linha do tempo (timeline), permitindo a criação de composições audiovisuais que podem ser reproduzidas e armazenadas, além de manipuladas ao vivo; interface de controle externo utilizando protocolo OSC (Open Sound Control), que possibilita controle de todos os parâmetros do [ARRAST_VJ] a partir de outros aplicativos em Pure Data e a partir de outros softwares e hardwares capazes de comunicação OSC; e um módulo para exportação de frames e áudios das composições para, assim, criar vídeos em qualquer formato.

Produzimos também uma documentação completa de uso do software, em texto e em vídeo-tutorial, bem como do código, amplamente comentado, possibilitando a participação de outras pessoas interessadas em programação no desenvolvimento futuro da ferramenta, e também ampliando os repositórios de material disponível para pesquisa sobre criação de softwares livres para produção artística. Para divulgação do [ARRAST_VJ] enquanto ferramenta criativa, criamos o website arrastvj.org e realizamos oficinas no Espaço Cultural Alagados (Uruguai/SSA), no IHACLab-i da UFBA (Ondina/SSA) e na UFRB (Santo Amaro).

O [ARRAST_VJ] tem como objetivo principal fomentar entre artistas, técnicos, pesquisadores e estudantes a liberdade e autonomia na produção artística mediada por tecnologias digitais e eletrônicas, através da utilização de ferramentas de software livre. O projeto de desenvolvimento, documentação e divulgação da segunda versão do [ARRAST_VJ] contou com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Edital Culturas Digitais 2016, do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


DESDOBRAMENTOS

Participação em Eventos:

Uso Didático em Universidades Públicas:

  • Criação em Artes e Tecnologias Interativas _ disciplina do bacharelado interdisciplinar em Artes do Instituto de Humanidades Artes e Ciências, da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA) – Prof. Dr. Cristiano Figueiró
  • Ação Artística _ disciplina do bacharelado interdisciplinar em Artes do Instituto de Humanidade Artes e Ciências, da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Prof. Dr. Cristiano Figueiró; Profa. Dra. Karla Brunet; Prof. Dra. Paola Barreto.
  • Laboratório de ArteMídia _ disciplina do bacharelado interdisciplinar do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (CECULT/UFRB) – Prof. Me. Guilherme Soares
  • Design de Interfaces _ disciplina do bacharelado interdisciplinar do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (CECULT/UFRB) – Prof. Me. Guilherme Soares
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: