C.TLCA – Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

O Curso Tecnologias Livres na Criação Artística (C.TLCA) é um projeto de formação e difusão do uso das tecnologias livres e/ou baratas na criação artística, que busca fomentar entre artistas, técnicos, pesquisadores, educadores e estudantes, a liberdade e autonomia na produção artística mediada por tecnologias digitais e eletrônicas, através da utilização de ferramentas de software e hardware livres e/ou baratas e de grande potencial. Criado em 2014 e realizado em parceria com Thayná Lima e Cristiano Figueiró, o projeto ocorreu entre os meses de outubro e novembro.

O curso aborda a criação e utilização de ferramentas de software e hardware livres e/ou baratos para produção artística multilinguagens, tem 64 horas-aula distribuídas em quatro módulos (I. Áudio, II. Imagem e Vídeo, III. Interfaces e IV. Composição e Produção). A principal ferramenta explorada foi o Pure Data – um ambiente de programação em tempo real voltado para produção de áudio/música, vídeo, interfaces interativas para dança, teatro, performance, etc.

Realizamos também quatro mostras públicas dedicadas à difusão e intercâmbio da produção artística através das tecnologias discutidas direta ou indiretamente no curso (vídeos abaixo).

O projeto foi contemplado no Edital Setorial de Culturas Digitais 2014 do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

• vídeo-aulas por módulo

• mostras públicas

• documentação

o projeto foi documentado num blog (ctlca.wordpress.com) onde compartilhamos os registros e conteúdos relativos aos temas tratados (ferramentas livres, tutoriais, bibliografia, referências artísticas, etc.)

ctlca

• mobilização por rede social

cartaz_ctlca_internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: